sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Crianças robotizadas


Semrpe foi a preocupação dos pais de crianças pequenas o conteúdo do que elas assistiam na televisão. Alguns desenhos eram violentos demais. Outros eram politicamente incorretos. Em alguns horários, muitas vezes acessíveis ao público infantil,a programação era inapropriada por conter cenas de nudez, violência, linguajar inadequado, atitudes indesejáveis, inversão de valores...( quanta coisa né?)
Pois é. Quem tem dinheiro suficiente para pagar tv à cabo ( ou coragem para usar a tv à gato), tem à sua disposição uma boa gama de canais para os pimpolhos. Os personagens todos muito bonzinhos e carismáticos falam tudo certinho, de acordo com a nova gramática e tudo... Mas e as crianças? Como será que absorvem isso?
O que eu tenho osbervado é um exército de crianças alienadas por esses canais. Passam o dia todo em frente a tv. São mimadas. Mas falam tudo certinho, inclusive os plurais ( é, não tem mais " olha os peixinho" não...... agora elas falam no plural! "olha os peixinhos!!!!") e inclusive, algumas chegam a usar algumas frases que deixam muitos adultos de queixo caído. Quer um exemplo? Ano passado estava na piscina com minha irmã e algumas crianças, brincando com a bola. De repente a bola caiu fora da piscina. Um dos garotos ( com uns 3 ou 4 anos de idade), exclamou: " A bola!!! Vá pegá-la, vlademir! Vá pegá-la!). Assustador, não?
Agora só resta esperar pra ver se quando crescidos as excelentes influencias televisivas ainda terão alguma influência sobre esses pequerruxos "diferentes" . ( Deveria ter citado a Maísa tambem?)
é isso aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário