quinta-feira, 15 de abril de 2010

Aulas de direção


Depois de momentos traumáticos como vestibular e alistamento militar, achei que aprender a dirigir fosse fácil. Talvez não tão simples, mas tambem não complicado. Mas o que seria da vida sem as surpresas?

O trauma já começa pela figura do instrutor: um cidadão falante do idioma surfistês, cheio de gírias , e que não aceita contestações. Depois vem o fato de se aprender a dirigir em um bairro movimentado, que é a praça seca ( não, as primeiras aulas não foram em um bairro pacato onde você somente precisa se preocupar em realmente aprender a desvendar o automóvel).

Nervos de aço são necessários pra entrar nessa selva de loucos que é o trânsito ( com um instrutor!). É instrutor gritando pra um lado, carros pedindo passagem por outro, seus olhos frenéticos percorrendo todos os retrovisores possíveis e imaginarios, instrutor gritando, estresse, instrutor gritando!

Primeiramente a questão é o meio fio: a idéia que se tem é tentar andar afastado dele. Mas para o motorista de primeiras viagem, ver o meio fio de quina não é algo muito agradável. Depois vêm as ruas com buracos. Quem consegue desviar deles? ou melhor: quem consegue aprender a dirigir com eles? E como se não bastasse, ainda existem os pedestres que não têm noção de perigo, e se atrevem a atravessar a rua em frente a um carro de AUTO-ESCOLA sem nenhum receio!

Traumas à parte, acho que estou conseguindo absorver algo. OU melhor, estou conseguindo deduzir algo. Com os gritos nada esclarecedores do instrutor estou sendo, mais uma vez, um autodidata.

2 comentários:

  1. Vlad,
    Dirigir é uma experiencia para o resto de nossos dias. Tem gente que acha que já é um expert só porque já tem carteira, daí sai por aí fazendo loucuras!
    Minha experiencia tb é traumática. Minha primeira prova de transito demorou 45 minutos e o instrutor do detran, ainda, me reprovou, dizendo que eu não havia dado seta. É mole?
    Coisa de gente doida por grana...
    No mais...gostei muito de ter vindo!
    Sorte!

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha que legal, estamos num mesmo estágio! Faço justo nessas semanas as aulas teóricas, e somente depois, vou pra prática - tremendo de medo, pois nunca nem toquei num volante. Mas foi bom ler a tua esperiência, e acredito que com o tempo, tendes apenas a melhorar!
    Beijoca!

    ResponderExcluir